sexta-feira, 21 de junho de 2013

Horta em casa

Oi, gente.

Em épocas de sustentabilidade, mundo fitness, e cuidados com o corpo, nada melhor do que ter produtos sem agrotóxico e sem que tragam riscos para a saúde, certo? Então que tal ter pelo menos temperinhos em casa?



Primeiro passo para ter uma horta em casa: Escolha um lugar com luminosidade.
Sua casa precisa pegar de quatro a cinco horas de sol por dia.

Escolha dos vegetais e temperos: 
Quem mora em apartamento pode cultivar temperos em abundância, além de alface, rúcula e até tomatinhos.



Preste atenção:
Na profundidade do vaso escolhido. Veja a dica do engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, em entrevista ao Globo Repórter:

“Principalmente manjericão, alecrim e capim cidreira. Elas gostam de profundidade, então eu trabalho com vasos redondos de no mínimo 30 centímetros. As plantas rasteirinhas, principalmente cebolinha, salsinha e o hortelã, são jardineiras que podem ter até dez centímetros de profundidade”, conta o engenheiro agrônomo. “Significa que se você deixar o manjericão em um vaso pequeno, ele não vai se desenvolver. Para ele crescer no porte dele de 80 centímetros, tem que ter a parte embaixo de no mínimo 30 centímetros.”

Cada vasinho deve ter furos embaixo e por dentro use cacos de telha, para proteger esses furos, formando uma casinha, para que possa manter o espaço respirando. 

Montando o vaso:





“Para que a primeira camada, que vai ser de pedrinha, não tampar esse buraco e travar o fluxo de água" Agora preencha o vaso “Eu venho com uma argila expandida para ter um bom dreno o vaso, uma camada bem fininha.” Por cima, areia de construção grossa: “Faço uma camada para tampar as argilas expandidas, que serve como filtro. Quando você vai molhar a terra, não desce junto com a água." Por último a terra. “Eu venho com a terra adubada. É importante comprar uma terra de boa qualidade, que a gente chama composto orgânico ou terra preta. Não venha com adubo químico, isso é fundamental para uma horta orgânica”. É só encher o vaso. “Aí eu faço a primeira camada, coloco a muda e depois eu preencho com a segunda camada.” - Recomendações do engenheiro agrônomo.
Atenção para a hora de regar:
“O principal cuidado que eu vejo é a quantidade de água. Existem dois horários de rega. Ou parte da manhã bem cedo, ou no final do dia. Nunca ao meio-dia, com sol forte. Outra questão é a quantidade.”, aponta Marcelo.
Para saber se a planta precisa de água, a dica é perfurar a terra com o dedo.

Legal, não? Que tal usar um pedacinho do final de semana para montar uma?

                                                                                                                Beijos,
                                                                                                                Equipe M. Huntt

Nenhum comentário:

Postar um comentário